APRESENTAÇÃO

O Programa Nacional de Formação Inicial e Continuada surgiu do desejo e da missão da SOBRE de capacitar e formar restauradores, difundindo o conhecimento técnico e de qualidade em restauração, respeitando os princípios de boas práticas e buscando troca de experiências. O Programa pretende ser um eixo central de convergência das diversas iniciativas de instituições nacionais, otimizando recursos e esforços para essa difusão do conhecimento e boas práticas.

HISTÓRICO

Em 2021 a ONU proclamou o período de 2021-2030 como sendo a Década da Restauração de Ecossistemas. A SOBRE, entre várias outras instituições, firmou parceria com o PNUMA para contribuir com a implementação dos objetivos da Década no Brasil. Um desses objetivos é o de apoiar oportunidades de fortalecer a Capacidade Técnica na restauração de ecossistemas. Assim, junto de organizações parceiras, a SOBRE articulou um Grupo de Trabalho para, de maneira participativa, dar início à criação coletiva do Programa.

PROPÓSITO

Desenvolver habilidades em restauração de ecossistemas no Brasil.

Princípios


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Assegurar uma formação que estimule o desenvolvimento de indivíduos e instituições com maior percepção de suas responsabilidades sociais, ecológicas e econômicas.

TEORIA E PRÁTICA

Reconhecer e estimular fluxos em que teoria e prática sejam constantemente retroalimentadas, para promover uma educação inclusiva, diversa e ativa, que preze pela qualidade do conteúdo.

CAPILARIDADE

Estar presente em todos os biomas, alcançando instituições e públicos diversos.

VOZ DE TODOS OS SABERES

Reconhecer e respeitar as diferentes formas de saberes e integrar os conhecimentos tradicionais, técnicos e científicos, para estar sempre aberto à diversidade e ao atendimento de diferentes interessados e atores na restauração.

COOPERAÇÃO E COMPLEMENTARIDADE

Fomentar a complementaridade nas ações de formação, habilitando e fortalecendo a integração e/ou colaboração entre diferentes iniciativas de formação já existentes.


OBJETIVO

O Programa de Formação Inicial e Continuada em Restauração de Ecossistemas da SOBRE tem como objetivos: (1) Disseminar os princípios e as boas práticas da restauração de ecossistemas; (2) Articular os diversos atores e fortalecer as iniciativas que compartilham os propósitos do programa no território nacional; e (3) Integrar e divulgar conteúdo de capacitação e formação.


Apoio Institucional



Parceiros




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...