II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica | SOBRE2018. Participe!

Informativo SOBRE nº 5, novembro de 2017
Caros associados da SOBRE e interessados na restauração ecológica:
Conforme já anunciado no informativo anterior, temos um grande desafio pela frente: construir a II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, a SOBRE2018. Essa edição, mais enxuta e a primeira exclusivamente “nossa”, será em Belo Horizonte, de 7 a 9 de novembro de 2018. A Diretoria e Conselho da SOBRE têm certeza de que seremos muito bem recebidos pelos mineiros, com sua rica cultura, belezas históricas e naturais e, sem falta, a culinária e aquela típica cachaça, para estimular a boa prosa (com moderação, claro!). Além disso, boas práticas de restauração ecológica estão sendo conduzidas no estado, e teremos a oportunidade de conhecê-las mais de perto e também ter um panorama do que acontece no Brasil inteiro. Sintam-se todos convidados! Vale lembrar que, em conjunto com a SOBRE2018, ocorrerá o X Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais.
Nesse informativo divulgamos a composição da Comissão Organizadora da SOBRE2018. Trata-se de um timaço de especialistas, reunido pelas suas qualidades técnicas e pelo grande potencial de mobilização no tema. Todos os nomes foram cuidadosamente escolhidos para trabalhar arduamente na construção desse evento. Além disso, essa edição também apresenta o tema de nossa conferência, bastante oportuno e atual. Por fim, um convite a todos os associados com dotes artísticos, para que participem do edital para escolha do logotipo da SOBRE2018. O ganhador receberá a inscrição gratuita na conferência!
Abraços restauradores! Diretoria (gestão 2015-2018)
COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA – SOBRE2018:
Presidente
Ingo Isernhagen | Embrapa Agrossilvipastoril
Vice-Presidente
João Carlos Costa Guimarães | Universidade Federal de São João Del-Rei
Líder do Comitê Técnico-Científico
Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Comissão Organizadora
Maria Otávia Silva Crepaldi |Universidade Federal do Vale do São Francisco
Rubens de Miranda Benini | The Nature Conservancy
Sebastião Venâncio Martins | Universidade Federal de Viçosa
José Felipe Ribeiro | Embrapa Cerrados
Soraya Alvarenga Botelho | Universidade Federal de Lavras
Thiago Metzker | IBAM - Instituto Bem Ambiental
Alba Lúcia Cavalheiro | Universidade Estadual de Londrina
Geraldo Wilson Fernandes | Universidade Federal de Minas Gerais
Ludmila Pugliese de Siqueira | Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Ciro Moura | Instituto Estadual do Ambiente – INEA RJ
TEMA DA II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA – SOBRE2018:
Ganho de escala da Restauração Ecológica no Brasil
O tema geral da SOBRE2018 será o “Ganho de escala da Restauração Ecológica no Brasil”. Todo o cenário da atividade no Brasil clama por um ganho de escala: há uma legislação específica para cumprir (Lei 12.651/2012), há uma política pública para tal fim (o PROVEG, a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa), há serviços ambientais a serem conservados e restaurados, há oportunidades econômicas e sociais envolvidas e há compromissos nacionais e internacionais assumidos.
Precisamos urgentemente criar mecanismos para que esse ganho de escala ocorra, mas resguardando: a qualidade técnica e científica; a criação e fortalecimento de uma infraestrutura para a cadeia produtiva da restauração; a promoção de incentivos econômicos, com a geração de modelos que permitam a conservação e o manejo do patrimônio natural em restauração; a extensão rural, treinamento e educação qualificada; as políticas públicas duradouras; a geração e disseminação de tecnologias, maquinários e softwares para a prática da restauração.
A SOBRE está alinhada com essas necessidades, e pretende fazer com que a conferência ajude na coesão de todos os atores que lidam com essas temáticas, com seções específicas e momentos de diálogos. Assim, pode-se criar cada vez mais uma unidade de discurso e prática, com respeito à diversidade de opiniões e consolidando as melhores práticas de restauração ecológica em todos os biomas brasileiros.
Confira aqui o Informativo nº 5 na íntegra.