• Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© SOBRE,2017 

Endereço: Rua Fernando de Noronha, 1426, Jardim Santo Antônio, Centro, CEP 80060-41-, Londrina/PR

Contato: brasil.sobre@gmail.com

II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica | SOBRE2018. Participe!

29/11/2017

Informativo SOBRE nº 5, novembro de 2017


Caros associados da SOBRE e interessados na restauração ecológica:


Conforme já anunciado no informativo anterior, temos um grande desafio pela frente: construir a II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, a SOBRE2018. Essa edição, mais enxuta e a primeira exclusivamente “nossa”, será em Belo Horizonte, de 7 a 9 de novembro de 2018. A Diretoria e Conselho da SOBRE têm certeza de que seremos muito bem recebidos pelos mineiros, com sua rica cultura, belezas históricas e naturais e, sem falta, a culinária e aquela típica cachaça, para estimular a boa prosa (com moderação, claro!). Além disso, boas práticas de restauração ecológica estão sendo conduzidas no estado, e teremos a oportunidade de conhecê-las mais de perto e também ter um panorama do que acontece no Brasil inteiro. Sintam-se todos convidados! Vale lembrar que, em conjunto com a SOBRE2018, ocorrerá o X Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais.


Nesse informativo divulgamos a composição da Comissão Organizadora da SOBRE2018. Trata-se de um timaço de especialistas, reunido pelas suas qualidades técnicas e pelo grande potencial de mobilização no tema. Todos os nomes foram cuidadosamente escolhidos para trabalhar arduamente na construção desse evento. Além disso, essa edição também apresenta o tema de nossa conferência, bastante oportuno e atual. Por fim, um convite a todos os associados com dotes artísticos, para que participem do edital para escolha do logotipo da SOBRE2018. O ganhador receberá a inscrição gratuita na conferência!


Abraços restauradores!
Diretoria (gestão 2015-2018)


COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA – SOBRE2018:

 

Presidente

Ingo Isernhagen | Embrapa Agrossilvipastoril

 

Vice-Presidente

João Carlos Costa Guimarães | Universidade Federal de São João Del-Rei

 

Líder do Comitê Técnico-Científico

Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Comissão Organizadora

Maria Otávia Silva Crepaldi |Universidade Federal do Vale do São Francisco

Rubens de Miranda Benini | The Nature Conservancy

Sebastião Venâncio Martins | Universidade Federal de Viçosa

José Felipe Ribeiro | Embrapa Cerrados

Soraya Alvarenga Botelho | Universidade Federal de Lavras

Thiago Metzker | IBAM - Instituto Bem Ambiental

Alba Lúcia Cavalheiro | Universidade Estadual de Londrina

Geraldo Wilson Fernandes | Universidade Federal de Minas Gerais

Ludmila Pugliese de Siqueira | Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Ciro Moura | Instituto Estadual do Ambiente – INEA RJ

 

TEMA DA II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA – SOBRE2018:

 

Ganho de escala da Restauração Ecológica no Brasil


O tema geral da SOBRE2018 será o “Ganho de escala da Restauração Ecológica no Brasil”. Todo o cenário da atividade no Brasil clama por um ganho de escala: há uma legislação específica para cumprir (Lei 12.651/2012), há uma política pública para tal fim (o PROVEG, a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa), há serviços ambientais a serem conservados e restaurados, há oportunidades econômicas e sociais envolvidas e há compromissos nacionais e internacionais assumidos.


Precisamos urgentemente criar mecanismos para que esse ganho de escala ocorra, mas resguardando: a qualidade técnica e científica; a criação e fortalecimento de uma infraestrutura para a cadeia produtiva da restauração; a promoção de incentivos econômicos, com a geração de modelos que permitam a conservação e o manejo do patrimônio natural em restauração; a extensão rural, treinamento e educação qualificada; as políticas públicas duradouras; a geração e disseminação de tecnologias, maquinários e softwares para a prática da restauração.


A SOBRE está alinhada com essas necessidades, e pretende fazer com que a conferência ajude na coesão de todos os atores que lidam com essas temáticas, com seções específicas e momentos de diálogos. Assim, pode-se criar cada vez mais uma unidade de discurso e prática, com respeito à diversidade de opiniões e consolidando as melhores práticas de restauração ecológica em todos os biomas brasileiros.

 

 

EDITAL PARA ESCOLHA DO LOGOTIPO DA SOBRE2018 – II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA clique aqui

 

Confira aqui o Informativo nº 5 na íntegra.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

April 2, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload