O PACTO agora é um capítulo da SOBRE!

10/09/2020

COMUNICADO


O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) consolidam parceria com a criação do primeiro capítulo brasileiro da sociedade A Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (PACTO) comunicam a assinatura do Termo de Reconhecimento de Capítulo que formaliza o PACTO como o primeiro capítulo regional da SOBRE, construindo uma parceria para potencializar as ações de restauração em um dos biomas mais ameaçados do Brasil. 

 

A parceria permitirá ao PACTO a adoção de um arranjo institucional que estabelece ferramentas para a articulação jurídico-financeira em apoio às iniciativas concretas de planejamento de ações de restauração, com autonomia e integração de esforços com seus membros. A SOBRE, por sua vez, consolida sua posição como referência nacional no desenvolvimento e disseminação de práticas e conhecimentos que viabilizam a restauração dos ecossistemas.

 

 

Desde 2018, os representantes da SOBRE e do PACTO vêm se articulando para, aproveitando a capilaridade e representatividade que o PACTO construiu na última década, criar o primeiro capítulo
regional da SOBRE. As sinergias são múltiplas, e esta definição está de acordo tanto com os objetivos da SOBRE, enquanto sociedade de restauração no território nacional, quanto do PACTO, plataforma que reúne diferentes atores engajados na restauração do bioma Mata Atlântica.


A SOBRE tem como princípio o fomento a mecanismos que apoiem concretamente as ações de restauração praticadas em escala regional. Neste sentido, é estratégico fortalecer os coletivos já atuantes nos diversos biomas, integrando-os ao guarda-chuva institucional da sociedade. A inspiração para o formato de governança de capítulos regionais vem da Society for Ecological Restoration (SER), como estratégia para coordenar e compartilhar conhecimentos e ferramentas, bem como promover a restauração ecológica em larga escala.


Acreditamos que o modelo de capítulos pode favorecer a criação de uma governança nacional que abrigue as diversas iniciativas de restauração, facilitando a articulação dos atores envolvidos, a viabilização de projetos, e o consequente ganho de escala na restauração. Esperamos que o exemplo deste primeiro capítulo sirva de inspiração para que os atores da restauração reunidos em torno dos diversos biomas brasileiros se mobilizem na criação de novos capítulos regionais vinculados à SOBRE, fortalecendo a restauração em nosso país em um momento crucial como o que vivemos.


Com o estabelecimento pela ONU da Década da Restauração de Ecossistemas, a partir 2021, não é mais possível fechar os olhos para esta agenda. O Brasil precisa definitivamente assumir seu lugar como potência da socio-biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, alicerçado em uma economia verde, e trabalhar a favor de uma agenda positiva de restauração.


A coordenação de esforços nesse sentido é fundamental, fazendo frente a quaisquer retrocessos na esfera socioambiental, e sem abrir mão dos espaços de governança participativa na tomada de decisão, reunindo a sociedade civil, universidades, empresas e governos em torno de ações efetivas. E garantir o cumprimento dos nossos compromissos internacionais de restauração.


Nesta oportunidade, aproveitamos para saudar as pessoas, organizações, empresas, institutos, redes e movimentos que se dedicam à proteção e à restauração das paisagens e dos ecossistemas, reforçando nosso compromisso e comportamento construtivo pela recuperação da qualidade ambiental e cultural da Mata Atlântica e de todos os ecossistemas brasileiros.


BRASIL, 9 DE SETEMBRO DE 2020


RAFAEL CHAVES | Presidente da SOBRE

LUDMILA PUGLIESE | Coordenadora Nacional do PACTO

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

February 15, 2020

December 17, 2019

September 23, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© SOBRE,2017 

Endereço: Rua Fernando de Noronha, 1426, Jardim Santo Antônio, Centro, CEP 80060-41-, Londrina/PR

Contato: brasil.sobre@gmail.com